A Graciosa é uma ilha situa-se no extremo noroeste do Grupo Central do Arquipélago dos Açores, 37 km a nordeste da Ilha de São Jorge e 60 km a noroeste da Terceira, com o seu centro aproximadamente nas coordenadas geográficas 28° 05’ W e 39° 05’ N. A ilha tem uma área aproximada de 62 km² e uma forma grosseiramente oval, com 12,5 km de comprimento e 8,5 km de largura máxima. É a menos montanhosa das ilhas açorianas, atingindo 402 m de altitude máxima no bordo leste da Caldeira. Esta baixa elevação confere à ilha um clima temperado oceânico, caracterizado pela menor pluviosidade do arquipélago.
Tem 4 780 habitantes (2001), a maioria está habitada na sede do único concelho da ilha, a vila de Santa Cruz da Graciosa, cujo centro histórico constitui, pela riqueza e equilíbrio da sua arquitectura, uma zona classificada. A baixa pluviosidade leva à relativa secura da ilha, o que lhe dá no fim do estilo uma tonalidade esbranquiçada, que associada ao casario branco das povoações lhe deu a alcunha de Ilha Branca.
terça-feira, 11 de março de 2008
Ilha Terceira
Como indica o seu nome, foi a terceira ilha do Arquipélago dos Açores a ser descoberta, depois de Santa Maria e de São Miguel.
A ilha Terceira tem aproximadamente 29 km de comprimento e 18 km de largura, com 90km de perímetro e uma área de 402,2 km2. Tem cerca de 55 833 habitantes (em 2001).
O ponto mais alto da ilha está a uma altitude de 1022 m e situa-se na Serra de Santa Bárbara, no lado Oeste.
A Terceira é atravessada pelo Rifte da Terceira, uma estrutura geológica associada à junção tripla entre as placas tectónicas Euroasiática, Africana e Americana.
A Ilha Terceira desempenhou um papel de grande importância por altura dos Descobrimentos, devido à sua boa localização geográfica. E tem umas belas paisagens...
Ilha das Flores
A Ilha das Flores situa-se no Ocidente do Arquipélago dos Açores, sendo a maior das ilhas que compõem aquele Grupo. Ocupa uma área de 141,7 km2, na sua maior parte constituída por terreno montanhoso, caracterizado por grandes ravinas e gigantescas falésias. O ponto mais alto da ilha é o Morro Alto, a 914 m de altitude. A população residente é de 3 995 habitantes (2001), repartindo-se pelos concelhos de Santa Cruz e Lajes das Flores. É frequentemente considerada como o ponto mais ocidental da Europa (obviamente fora do continente europeu). Primeiro assinalada em 1452 por Diogo de Teive e seu filho João de Teive, apenas foi povoada a partir das primeiras décadas do século XVI, já em pleno reinado de D. Manuel I. O extremo isolamento da ilha apenas foi quebrado com a instalação, em 1966, da Base Francesa das Flores. A ilha das Flores é considerada uma das mais belas dos Açores, cobrindo-se de milhares de hortênsias de cor azul, que dividem os campos ao longo das estradas, nas margens das ribeiras e lagoas.
quinta-feira, 6 de março de 2008
Ilha de São Miguel
A tão aludida Lagoa das Sete Cidades, com as suas duas lagoas - azul e verde - limitadas por uma caldeira, o Ilhéu de Vila Franca, reserva natural, assim como o Vale das Furnas, com as suas fumarolas, de águas e lamas quentes e medicinais, são apenas alguns exemplos dos inúmeros pontos atractivos que São Miguel apresenta. O Vale das Furnas, o verdadeiro ex-libris da ilha tem uma visão paradisíaca com o vapor das caldeiras, a água a ferver que se mistura e envolve com a beleza da lagoa. É um cenário difícil de descrever. Um dos pontos de interesse da ilha é a Lagoa do Fogo, que se situa na Serra de Água de Pau, bem como a Lagoa do Congro, localizada a poucos quilómetros da Vila Franca do Campo. A Lagoa das Sete Cidades é a outra das três grandes lagoas da ilha. Com uma cratera de grandes dimensões, está divida em duas partes, chamadas respectivamente de azul e verde. Na zona Este da ilha, fica o Pico da Vara - a maior elevação da ilha - com 1103 metros de altitude. Na zona central, a serra de Água de Pau com 940 metros de altura e na zona Oeste situa-se a Caldeira das Sete Cidades com 850 metros de altitude. Nas suas férteis terras são produzidos cereais, chá, fruta e vinho e alimentam o gado bovino. A maior festa religiosa dos Açores é nesta ilha realizada, mais propriamente na cidade de Ponta Delgada, onde acorrem todos os anos milhares de pessoas. São as festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres que são realizadas todos os anos no quinto Domingo depois da Páscoa.
Ilha de Santa Maria
A Ilha de Santa Maria situa-se no longínquo sudeste do Arquipélago dos Açores, fazendo parte do seu Grupo Oriental. Tem uma superfície de 97,4 km² e uma população de 5 578 habitantes (2001), distribuída pelas cinco freguesias que compõem o concelho de Vila do Porto, o único da ilha. Terá sido a primeira ilha dos Açores a ser avistada, por volta de 1427, pelo navegador português Diogo de Silves. Cristóvão Colombo atingiu na ilha no regresso da sua primeira viagem à América (Fevereiro de 1493). O principal apoio de manutenção da economia da ilha é a actividade aeronáutica, com o Aeroporto de Santa Maria e o Centro de Controlo Aéreo do Atlântico, o qual administra a FIR Oceânica de Santa Maria, uma das maiores e mais importantes regiões de informação de voo do Mundo.
Ilha do Pico
Ilha do Pico é a segunda maior ilha do Aqrquipélago dos Açores, e dista da Ilha do Faial 8,3 km e da Ilha de São Jorge distancia de 15 km. Tem uma superfície de 447 km²; e conta com uma população residente de 14 806 habitantes (em 2001). Mede 42 km de comprimento e 20 km de largura. O seu nome veio de uma bela montanha vulcânica (Ponta do Pico ou Montanha do Pico) que termina num pico distinto cujo a alcunha é Piquinho. É a mais alta montanha de Portugal e a terceira maior montanha que aparece do Atlântico, atingindo 2351 metros de altitude. Administrativamente, a ilha é constituída por três concelhos: concelhos das Lajes e Madalena ambos com seis freguesias, e São Roque do Pico, com cinco freguesias. Dispõe em Bandeiras, um moderno Aeroporto Regional com ligações aérias directas com Lisboa (TAP/SATA Internacional) e Terceira (Lajes) e Ponta Delgada (SATA Air Açores). Durante os meses de Verão teve ligações marítimas com as restantes ilhas do arquipélago.
Ilha do Corvo
A Ilha do Corvo é a mais pequena do Arquipélago dos Açores, localizando-se no Grupo Ocidental, a norte da Ilha das Flores. A ela pertence territorialmente ao Município do Corvo, o único dos concelhos da República Portuguesa que não tem qualquer freguesia. As funções dos órgãos de freguesia são assumidas pelos correspondentes órgãos municipais.
quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008
Ilha do Faial
A Ilha do Faial está situada no extremo ocidente, esta Ilha é separada da Ilha do Pico por um estreito de 8,3 km (ou 4,5 milhas náuticas) de largura - o Canal do Faial. Tem uma área de 172,43 km² e uma população residente de 15 063 habitantes (em 2001). Em 1924, Raúl Brandão chamou-a de "Ilha Azul" devido à grande quantidade de hortênsias (localmente chamados de novelos) que florescem ao longo das estradas, nos meses de Verão. Dispõe de um moderno Aeroporto Internacional, com ligações aéreas regulares inter-ilhas e directas com Lisboa, bem como de distintas ligações marítimas inter-ilhas.
Ilha de São Jorge
A Ilha de São Jorge, situa-se no centro do Arquipélago dos Açores, separada da Ilha do Pico por um estreito de 15 km - o Canal de São Jorge. A ilha tem 53 km de comprimento e 8 km de largura, sendo a sua superfície total de 237,59 km² com cerca de 10 500 habitantes (2001). Administrativamente, a ilha é constituída pelos concelhos da Calheta, com 5 freguesias, e Velas, com 6 freguesias. Possuí 3 vilas: das Velas, da Calheta e do Topo. Esta ilha é atravessada por uma cordilheira montanhosa que atinge a altitude máxima até 1 053 metros, no Pica da Esperança. São Miguel é a maior das ilhas do Arquipélago dos Açores. Com uma superfície de 746,82 km², mede 64,7 quilómetros de comprimento e de 8-15 km de largura e conta com uma população de 131 609 habitantes (2001), mais 4,5% que uma década antes. É composta pelos concelhos de Lagoa, Nordeste, Ponta Delgada, Povoação, Ribeira Grande e Vila Franca do Campo. Designada por Ilha Verde, aquando da sua descoberta por volta de 1426/1439, começou a ser povoada (por cerca de 1440) por portugueses e por judeus, mouros e franceses.
quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008
Açores
Os Açores, é um arquipélago transcontinental e um território autónomo da República Portuguesa, situa-se no nordeste do Atlântico, dotado de autonomia política e administrativa unido no Estatuto Político-Administrativo da Região Autónoma dos Açores. Os Açores fazem parte da União Europeia com o estatuto de região ultraperiférica do território da União, conforme estabelecido no artigo 299.º-2 do Tratado da União Europeia.
Subscrever:
Mensagens (Atom)