quinta-feira, 6 de março de 2008

Ilha de São Miguel

A tão aludida Lagoa das Sete Cidades, com as suas duas lagoas - azul e verde - limitadas por uma caldeira, o Ilhéu de Vila Franca, reserva natural, assim como o Vale das Furnas, com as suas fumarolas, de águas e lamas quentes e medicinais, são apenas alguns exemplos dos inúmeros pontos atractivos que São Miguel apresenta. O Vale das Furnas, o verdadeiro ex-libris da ilha tem uma visão paradisíaca com o vapor das caldeiras, a água a ferver que se mistura e envolve com a beleza da lagoa. É um cenário difícil de descrever. Um dos pontos de interesse da ilha é a Lagoa do Fogo, que se situa na Serra de Água de Pau, bem como a Lagoa do Congro, localizada a poucos quilómetros da Vila Franca do Campo. A Lagoa das Sete Cidades é a outra das três grandes lagoas da ilha. Com uma cratera de grandes dimensões, está divida em duas partes, chamadas respectivamente de azul e verde. Na zona Este da ilha, fica o Pico da Vara - a maior elevação da ilha - com 1103 metros de altitude. Na zona central, a serra de Água de Pau com 940 metros de altura e na zona Oeste situa-se a Caldeira das Sete Cidades com 850 metros de altitude. Nas suas férteis terras são produzidos cereais, chá, fruta e vinho e alimentam o gado bovino. A maior festa religiosa dos Açores é nesta ilha realizada, mais propriamente na cidade de Ponta Delgada, onde acorrem todos os anos milhares de pessoas. São as festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres que são realizadas todos os anos no quinto Domingo depois da Páscoa.

Ilha de Santa Maria

A Ilha de Santa Maria situa-se no longínquo sudeste do Arquipélago dos Açores, fazendo parte do seu Grupo Oriental. Tem uma superfície de 97,4 km² e uma população de 5 578 habitantes (2001), distribuída pelas cinco freguesias que compõem o concelho de Vila do Porto, o único da ilha. Terá sido a primeira ilha dos Açores a ser avistada, por volta de 1427, pelo navegador português Diogo de Silves. Cristóvão Colombo atingiu na ilha no regresso da sua primeira viagem à América (Fevereiro de 1493). O principal apoio de manutenção da economia da ilha é a actividade aeronáutica, com o Aeroporto de Santa Maria e o Centro de Controlo Aéreo do Atlântico, o qual administra a FIR Oceânica de Santa Maria, uma das maiores e mais importantes regiões de informação de voo do Mundo.

Ilha do Pico

Ilha do Pico é a segunda maior ilha do Aqrquipélago dos Açores, e dista da Ilha do Faial 8,3 km e da Ilha de São Jorge distancia de 15 km. Tem uma superfície de 447 km²; e conta com uma população residente de 14 806 habitantes (em 2001). Mede 42 km de comprimento e 20 km de largura. O seu nome veio de uma bela montanha vulcânica (Ponta do Pico ou Montanha do Pico) que termina num pico distinto cujo a alcunha é Piquinho. É a mais alta montanha de Portugal e a terceira maior montanha que aparece do Atlântico, atingindo 2351 metros de altitude. Administrativamente, a ilha é constituída por três concelhos: concelhos das Lajes e Madalena ambos com seis freguesias, e São Roque do Pico, com cinco freguesias. Dispõe em Bandeiras, um moderno Aeroporto Regional com ligações aérias directas com Lisboa (TAP/SATA Internacional) e Terceira (Lajes) e Ponta Delgada (SATA Air Açores). Durante os meses de Verão teve ligações marítimas com as restantes ilhas do arquipélago.

Ilha do Corvo

A Ilha do Corvo é a mais pequena do Arquipélago dos Açores, localizando-se no Grupo Ocidental, a norte da Ilha das Flores. A ela pertence territorialmente ao Município do Corvo, o único dos concelhos da República Portuguesa que não tem qualquer freguesia. As funções dos órgãos de freguesia são assumidas pelos correspondentes órgãos municipais.