terça-feira, 11 de março de 2008

Ilha Graciosa

A Graciosa é uma ilha situa-se no extremo noroeste do Grupo Central do Arquipélago dos Açores, 37 km a nordeste da Ilha de São Jorge e 60 km a noroeste da Terceira, com o seu centro aproximadamente nas coordenadas geográficas 28° 05’ W e 39° 05’ N. A ilha tem uma área aproximada de 62 km² e uma forma grosseiramente oval, com 12,5 km de comprimento e 8,5 km de largura máxima. É a menos montanhosa das ilhas açorianas, atingindo 402 m de altitude máxima no bordo leste da Caldeira. Esta baixa elevação confere à ilha um clima temperado oceânico, caracterizado pela menor pluviosidade do arquipélago. Tem 4 780 habitantes (2001), a maioria está habitada na sede do único concelho da ilha, a vila de Santa Cruz da Graciosa, cujo centro histórico constitui, pela riqueza e equilíbrio da sua arquitectura, uma zona classificada. A baixa pluviosidade leva à relativa secura da ilha, o que lhe dá no fim do estilo uma tonalidade esbranquiçada, que associada ao casario branco das povoações lhe deu a alcunha de Ilha Branca.

Ilha Terceira

Como indica o seu nome, foi a terceira ilha do Arquipélago dos Açores a ser descoberta, depois de Santa Maria e de São Miguel. A ilha Terceira tem aproximadamente 29 km de comprimento e 18 km de largura, com 90km de perímetro e uma área de 402,2 km2. Tem cerca de 55 833 habitantes (em 2001).
O ponto mais alto da ilha está a uma altitude de 1022 m e situa-se na Serra de Santa Bárbara, no lado Oeste. A Terceira é atravessada pelo Rifte da Terceira, uma estrutura geológica associada à junção tripla entre as placas tectónicas Euroasiática, Africana e Americana. A Ilha Terceira desempenhou um papel de grande importância por altura dos Descobrimentos, devido à sua boa localização geográfica. E tem umas belas paisagens...

Ilha das Flores

A Ilha das Flores situa-se no Ocidente do Arquipélago dos Açores, sendo a maior das ilhas que compõem aquele Grupo. Ocupa uma área de 141,7 km2, na sua maior parte constituída por terreno montanhoso, caracterizado por grandes ravinas e gigantescas falésias. O ponto mais alto da ilha é o Morro Alto, a 914 m de altitude. A população residente é de 3 995 habitantes (2001), repartindo-se pelos concelhos de Santa Cruz e Lajes das Flores. É frequentemente considerada como o ponto mais ocidental da Europa (obviamente fora do continente europeu). Primeiro assinalada em 1452 por Diogo de Teive e seu filho João de Teive, apenas foi povoada a partir das primeiras décadas do século XVI, já em pleno reinado de D. Manuel I. O extremo isolamento da ilha apenas foi quebrado com a instalação, em 1966, da Base Francesa das Flores. A ilha das Flores é considerada uma das mais belas dos Açores, cobrindo-se de milhares de hortênsias de cor azul, que dividem os campos ao longo das estradas, nas margens das ribeiras e lagoas.